FICHA TÉCNICA
TíTULO: Anacã
CATEGORIA: projeto de posicionamento / naming / marca / identidade visual / sinalização e cenografia das unidades Anacã / marca Teatro Anacã
CLIENTE: Anacã
LOCAL: São Paulo, SP, Brasil
ANO: 2015 / 2017
Estúdio de Dança Anacã
Esse foi um projeto dos sonhos de sua idealizadora, Ana Diniz.
O nome Anacã tem inspiração no tupi-guarani e significa ave que dança.
Desenvolvemos uma marca que pudesse expressar movimento e dança, com desalinhamento da composição gráfica, além do desenho de uma tipologia personalizada, explorando o movimento resultante de suas formas, quando agrupadas e harmonizadas em conjunto.
A marca inspirou toda a comunicação, a cenografia e a sinalização das unidades Anacã. O conceito cenográfico explorou a tipologia criada, imprimindo textos e frases sobre a dança, ditos por personalidades da dança e fora dela, de Pina Bausch a Rudolf Nureyev e de Friedrich Nietzsche a Mick Jagger.
O “manifesto” foi definido pela oração de Santo Agostinho sobre a dança.
O conceito diagnosticado: Anacã Corpo e Movimento.
O posicionamento foi singularizado na frase de Nietzsche sobre a dança:
“Eu não acreditaria num Deus que não sabe dançar!”.
O projeto ainda demandou a criação de uma derivação da marca, para o Teatro Anacã, no Shopping Morumbi Town, e sua cenografia.