FICHA TÉCNICA
TíTULO: Benjamin, a padaria
CATEGORIA: posicionamento e branding / naming / marca / identidade visual / sinalização e cenografia replicável / embalagens
CLIENTE: Instituto Península / Innova Capital
ANO: 2015
BENJAMIN
Para esse cliente, trabalhamos desde o início com o desenvolvimento do nome, da marca, da identidade na comunicação, da cenografia e da sinalização das lojas. O business plan tinha como princípio criar uma rede de padarias, ou seja, o projeto seria replicável para gerar forte expansão, com lojas próprias e franquias.
O grupo de investimento comprou as tradicionais e conhecidas padarias Benjamin Abraão para montar o “projeto piloto”.
A 1ª etapa tinha de definir o nome e o posicionamento da empresa – para o nome, trabalhou-se uma pesquisa fundamentada em dois grupos: um grupo com consumidores que já conhecia as padarias Benjamin Abraão e o outro grupo de consumidores, de outras regiões, que não conhecia essa padaria.
Fechamos posicionamento e naming, desenhamos a marca, para aprovação em conselho gestor, membros dos grupos Innova e Península. Para projetar a replicação da identidade, desenvolvemos manual com elementos gráficos complementares para expressar sua identidade em aplicações, como “roupagem e cenografia” das lojas.
A partir da “vida da marca”, criamos as embalagens de toda linha de produtos, além da sinalização, da cenografia e da “roupagem” para as lojas BNJMN.
O tag line resultante expressa e assume o posicionamento objetivado, que valoriza seu maior valor como: Benjamin, a padaria.